São Francisco de Assis – RS – Na manhã de quinta, 02, houve uma homenagem póstuma aos 102 anos do chamado “Combate de 1923”, ação militar ocorrida dentro da Revolução Gaúcha. O ato, feito em parceria entre a prefeitura e o Núcleo de Pesquisa Itajuru, tentou resgatar a memória, refletir sobre o passado e lembrar que paz, respeito e diálogo são o caminho para o futuro.
O que foi o combate de 1923
O combate de 1923 se insere na Revolução Gaúcha, conflito entre governo e oposição no RS que durou todo o ano. A guerra começou após a eleição de 1922, contestada pelos apoiadores de Assis Brasil contra Borges de Medeiros. São Francisco de Assis foi palco de confrontos armados urbanos, com tiroteios nas vias da cidade, e ficou marcado como local estratégico no avanço das tropas dos “maragatos” para tomada e defesa da cidade.
Historicamente, esse embate deixou traumas na comunidade e repercute até hoje no imaginário local — muitos eventos e debates do município ainda fazem menção ao combate como ponto nevrálgico de sua identidade histórica.
Correio do Povo





Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso