Belmonte, SC – Um caso incomum chamou a atenção dos moradores de Belmonte, no interior de Santa Catarina. Na madrugada de 25 de setembro, uma bezerra nasceu com dois rostos em uma propriedade rural da região. O animal foi levado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) para ser estudado, mas acabou morrendo no dia seguinte.
O nascimento despertou curiosidade sobre o que poderia ter causado a malformação. De acordo com especialistas, a condição é chamada de diprosopia, uma anomalia congênita extremamente rara que ocorre nas primeiras semanas de formação do embrião.
A veterinária Patrícia Malard, professora da Universidade Católica de Brasília, explica que a diprosopia é uma duplicação craniofacial, em que parte ou toda a face do animal é parcialmente reproduzida. “O animal pode ter desde estruturas repetidas, como nariz ou boca, até dois rostos quase completos unidos”, afirma.
Já o médico veterinário Emanuel Faleiros, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, explica que a alteração faz parte da área da teratologia, ciência que estuda malformações embrionárias. Segundo ele, esses defeitos surgem logo no início do desenvolvimento, quando ocorrem falhas na diferenciação celular e na formação das estruturas do embrião.
Fonte: Metrópoles
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso