Porto Alegre – RS – O estado confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro caso de intoxicação por metanol. Segundo o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, o paciente contraiu a contaminação em São Paulo, após consumir duas caipirinhas de vodca durante viagem no último dia 26.
O caso e os sintomas
O homem, de 42 anos, deu entrada no Hospital São Lucas da PUCRS no dia 30 de setembro com febre, dor abdominal, dor de cabeça e visão turva. Os sintomas apareceram entre 12 e 24 horas após a ingestão da bebida. Ele já recebeu alta e segue em acompanhamento, relatando apenas cansaço.
Ações de monitoramento e prevenção
O laudo que confirmou a presença de metanol foi emitido por laboratório particular e notificado à Vigilância em Saúde. O governo do estado publicou nota técnica orientando que hospitais e postos de saúde notifiquem imediatamente casos suspeitos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas.
Outro caso em investigação
Há ainda um segundo caso suspeito em análise: um jovem de 23 anos internado na Santa Casa, após ingerir vinho de origem desconhecida. O primeiro caso suspeito havia sido descartado na terça-feira (7).
Riscos e sintomas
O metanol é um álcool usado em produtos industriais e altamente tóxico. A ingestão pode causar cegueira, coma e m0rte. Os sintomas começam com tontura, náusea e dor de cabeça, podendo evoluir para convulsões e parada respiratória.
Fonte: Secretaria de Saúde de Porto Alegre e Rádio Gaúcha.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso