Internacional – Um verdadeiro apagão em plena luz do dia. Esse será o impacto do eclipse solar previsto pela NASA, que promete ser um fenômeno astronômico sem precedentes. , O evento vai “apagar o sol” por sete minutos e 29 segundos, tornando-se o eclipse solar mais longo registrado em 12 mil anos.
Em alguns países, o eclipse vai ocorrer exatamente ao meio-dia, transformando o dia em noite por alguns minutos. No Brasil, o fenômeno será apenas parcial, mas ainda assim promete impressionar.
E se você já está se perguntando “quando vai acontecer?”, aqui vai a parte curiosa: ninguém vivo hoje vai poder assistir a esse espetáculo. O fenômeno está previsto para o dia 16 de julho de 2186, ou seja, daqui a 161 anos.
Enquanto isso, o próximo eclipse solar total mais próximo ocorrerá em 2 de agosto de 2027. Ele deve escurecer os céus por mais de seis minutos, sendo o mais longo do século XXI até agora. A má notícia é que o fenômeno não será visível do Brasil — apenas em regiões do norte da África e do Oriente Médio.
Cuidado ao observar um eclipse solar
Observar um eclipse a olho nu pode parecer tentador, mas é extremamente perigoso para a visão. Nunca use câmeras, telescópios, binóculos ou qualquer outro dispositivo óptico sem proteção adequada.
Para acompanhar o fenômeno com segurança, é necessário usar óculos especiais com certificação ISO 12312-2, próprios para observação solar.
Fonte: MIX Conteúdos Digitais
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso