Porto Alegre, RS – O estudo preliminar do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Porto Alegre estima um investimento total de 2,53 bilhões. Desse valor, 1,7 bilhão ficaria a cargo da prefeitura, e 826 milhões seriam destinados à compra de 22 trens, pagos ao parceiro privado ao longo de 30 a 35 anos.
Se aprovada, a proposta seguirá para chamamento público e elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), base para uma futura Parceria Público-Privada (PPP).
Fases do projeto:
- Fase 1 (Linha Amarela): 10,7 km do Terminal Triângulo ao Centro Histórico, com 18 trens — custo de R$ 1,88 bilhão.
- Fase 2 (Linha Azul): 2,7 km até o Aeroporto Salgado Filho, com dois novos trens — investimento de R$ 356 milhões.
- Fase 3 (Linha Lilás): 2,1 km até o Centro Administrativo do Estado, também com dois trens — custo de R$ 294 milhões.
O VLT deve operar nos corredores de ônibus existentes, reduzindo desapropriações e impactos ambientais. Cada trem poderá transportar até 560 passageiros e terá vida útil de 40 anos.
Um levantamento do BNDES e do Ministério das Cidades aponta que a Região Metropolitana de Porto Alegre pode receber 93 km de novas linhas de transporte coletivo até 2054, incluindo VLT, metrô, BRT e corredores exclusivos.
GZH
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