Itacurubi – RS – A cidade vive um momento de destaque econômico e social. Estruturada, com obras e gestão organizada, Itacurubi tem se tornado um polo de interesse para investidores. O município, que se destacou entre os que mais cresceram em arrecadação de ICMS, está abrindo as portas para grandes empreendimentos e consolidando sua imagem de cidade pronta para receber negócios. Exemplos são o Grupo Quero-Quero e a Stara.
NP: Prefeito, o senhor tem mencionado o crescimento de Itacurubi e o interesse de grandes empresas. Quais investimentos o município está recebendo neste momento?
Gelso Soares: Estamos muito felizes. Desde 2021, trabalhamos com a ideia de que Itacurubi é o melhor lugar para investir. Fizemos projetos, executamos obras e mostramos resultados. Hoje somos o segundo município que mais cresceu em arrecadação de ICMS no Estado. Isso despertou o interesse de grandes grupos. Hoje temos, por exemplo, a Fazenda Santa Luísa com o grupo Quero-Quero e, na Rancho Grande, o grupo Stara. Ambos vão atuar no setor da pecuária, com projetos ambiciosos, incluindo confinamento bovino. Isso engrandece o município.
NP: O que mais tem atraído esses empresários para Itacurubi?
Gelso Soares: Eles olham para o que a cidade oferece: estradas, logística, infraestrutura, segurança e o comprometimento da gestão pública. Investimos em cercamento eletrônico e oferecemos o básico bem feito. Isso gera confiança. E quando uma empresa desse porte chega, muda o cenário: gera empregos, valoriza o trabalhador e movimenta o comércio local.
NP: Há novos projetos no horizonte além da pecuária?
Gelso Soares: Sim. Estamos trabalhando para viabilizar o recebimento de grãos. Quando trouxemos a Coopatrigo, muita gente duvidou. Mas conseguimos. Agora queremos garantir também a instalação de uma estrutura para o recebimento de grãos. Seja qual for a empresa que venha, o importante é gerar desenvolvimento para Itacurubi.
NP: O município enfrentou desafios grandes nos últimos anos, como pandemia e estiagem. Mesmo assim, avançou bastante
Gelso Soares: Passamos por momentos muito difíceis. Assumimos com pandemia, seca e crise financeira. Mas seguimos firmes. Conseguimos realizar muitas obras e, agora, com uma boa safra de trigo e a expectativa para a soja, seguimos acreditando no crescimento.
NP: E quanto à qualidade de vida dos moradores?
Gelso Soares: Investimos também nisso. A nova praça é um cartão-postal. É um espaço para o lazer das famílias, para contemplação e convivência. São obras que ficam e melhoram o dia a dia da comunidade. É isso que buscamos: desenvolvimento com qualidade de vida.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


