Internacional – Um navio de guerra dos Estados Unidos, o USS Gravely, chegou neste domingo (26) a Trinidad e Tobago, pequeno arquipélago localizado em frente à costa da Venezuela, em meio ao aumento da pressão do governo de Donald Trump sobre o regime de Nicolás Maduro.
A presença do destróier, equipado com lançadores de mísseis, havia sido anunciada na última quinta-feira (23) pelo governo de Trinidad e Tobago. O país, com cerca de 1,4 milhão de habitantes, tem sua extremidade ocidental a apenas 10 quilômetros do território venezuelano.
O navio permanecerá atracado em Port of Spain, capital do arquipélago, até quinta (30). Durante esse período, fuzileiros navais norte-americanos participarão de treinamentos conjuntos com as forças de defesa locais.
A primeira-ministra Kamla Persad-Bissessar, aliada política de Trump, tem adotado um discurso duro contra a imigração e a criminalidade vindas da Venezuela desde que assumiu o cargo, em maio de 2025.
Em resposta, o governo de Caracas acusou Trinidad e Tobago de servir aos interesses de Washington, ampliando as tensões entre os dois países.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


