Washington – EUA – Às vésperas das eleições estaduais que podem redefinir o cenário político dos Estados Unidos, o ex-presidente Barack Obama voltou ao palanque neste sábado (1º) para defender candidatas democratas e atacar Donald Trump. Em discursos na Virginia e em Nova Jersey, Obama classificou as políticas do republicano como “caóticas” e prejudiciais às famílias americanas.
As críticas ao ex-presidente republicano
Segundo Obama, as tarifas de importação impostas por Trump agravaram os custos de vida e não resolveram os principais problemas da economia. “Para as famílias comuns, os custos não caíram, subiram, graças a essa desastrosa política tarifária”, disse. Ele questionou ainda se algo melhorou após nove meses do segundo mandato de Trump, ouvindo da plateia um sonoro “não”.
A defesa da democracia e das candidatas democratas
O ex-presidente também alertou para o que chamou de “ameaça real à democracia americana”. Citou congressistas republicanos que, segundo ele, “se recusam a contradizer o presidente, mesmo quando sabem que ele ultrapassa os limites”. Obama discursou em apoio às candidatas democratas Abigail Spanberger (Virginia) e Mikie Sherrill (Nova Jersey).
O clima político nos EUA
As eleições de terça-feira (4) em quatro Estados são vistas como um teste de força antes das legislativas de 2026. Entre as disputas mais acompanhadas está a de Nova York, que definirá o comando da maior cidade do país. Obama encerrou sua fala dizendo que a democracia americana “precisa de cidadãos vigilantes, não de líderes autoritários”.
Fonte: Estadão / AFP.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


