Santarém – PA – O presidente Lula confirmou que vai anunciar, até o dia 17 de novembro, a criação da primeira universidade indígena do país. A sede será em Brasília, mas todos os estados terão polos de extensão, permitindo que os estudantes façam os cursos perto de onde vivem.
O encontro com lideranças indígenas
O anúncio foi feito durante uma visita à Aldeia Vista Alegre de Capixauã, onde Lula se reuniu com caciques do povo Kumaruara, acompanhado das ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente), além da presidente da Funai, Joenia Wapichana. O presidente prometeu atender demandas nas áreas de saúde, energia, moradia, água e demarcação de terras.
As promessas e a crítica a Brasília
Lula afirmou que “nada do que foi pedido ficará sem resposta” e garantiu que o ministro de Minas e Energia visitará a aldeia em breve. Ele também criticou o distanciamento das autoridades da capital federal, dizendo que “de Brasília, as pessoas não enxergam vocês”. Segundo o presidente, a nova universidade será mais um passo para garantir dignidade e acesso à educação aos povos originários.
Fonte: CNN Brasil e Folha de S.Paulo.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
 - Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
 - Instagram: npexpresso
 - Facebook: NPExpresso
 


                                    