Brasília, DF – Desde sábado (1º), dezenas de serviços de streaming piratas saíram do ar no Brasil após uma operação judicial iniciada na Argentina. A ação faz parte de um processo movido pela Aliança Contra a Pirataria Audiovisual (Alianza) e resultou no desmantelamento de mais de 30 plataformas ilegais em vários países, incluindo Brasil, México e África do Sul.
O alcance e os impactos
Entre os aplicativos afetados estão o My Family Cinema e o Eppi Cinema, que alimentavam a maioria dos aparelhos de TV Box ilegais. Nas redes sociais, muitos usuários reclamaram do encerramento repentino e pediram reembolso das assinaturas. Mesmo sendo serviços piratas, os aplicativos receberam diversas queixas no Reclame Aqui após a suspensão.
O combate à pirataria
A Anatel informou que não participou diretamente da operação, mas segue atuando contra a pirataria. Desde 2023, o órgão já bloqueou 24,7 mil endereços de IP e 4.428 domínios usados por sites e aplicativos ilegais. Também foram apreendidos 1,5 milhão de aparelhos de TV Box não homologados. A agência alerta que esses dispositivos, além de ilegais, podem ser usados em ataques cibernéticos e roubo de dados.
Fonte: Estadão.
LEIA TAMBÉM: Cratera avança e ameaça casas no bairro Céu Aberto
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


