Belém – PA – O presidente Lula afirmou que o governo vai investigar as mortes ocorridas na megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que terminou com 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão. Ele classificou a ação como “matança” e disse que a decisão judicial era de prisão, não de execução.
A resposta do governo
Lula disse que o governo deve enviar legistas da Polícia Federal para acompanhar as apurações e garantir uma investigação independente. O presidente destacou que desde 2023 o governo federal já retirou quase 20 bilhões das facções e aumentou em 80% o número de operações da Polícia Federal, reforçando o foco em inteligência e integração entre forças de segurança.
O que foi a Operação Contenção
A operação reuniu 2,5 mil policiais em bairros do Alemão e da Penha para atacar pontos controlados pelo Comando Vermelho. Segundo a polícia fluminense, 95% dos mortos tinham ligação com a facção, mas moradores relataram casos de execução e tortura. O governador Cláudio Castro considerou a ação um sucesso, enquanto a ONU defende investigação independente para apurar possíveis abusos.
Fonte: Agência Brasil e Zero Hora.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


