Santiago/RS – A Pauta é com a professora dra. Claudete Moreschi. Enfermeira, doutora em Ciências, Ambiente e Desenvolvimento e tem especializações em Enfermagem Psiquiátrica e Enfermagem Gerontológica. É membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Atua como Gestora da Atenção Especializada de Santiago, coordenando programas e serviços de saúde voltados a especialidade. Associada Seguidora da AME.
Apresentada na Rodada Empreendedora, programa da rádio 100.7, a história de Claudete Moreschi é um exemplo inspirador de dedicação, sensibilidade e compromisso com o bem comum. Natural de Verê, no interior do Paraná, Claudete é filha de Alcides e Catarina Moreschi. Cresceu rodeada por irmãos e pelas raízes do campo, que moldaram seus valores e sua visão de mundo. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio Grande do Sul para estudar e, desde então, adotou o estado como sua casa.
Formação e carreira voltadas ao cuidado
Enfermeira formada pela Universidade Franciscana, Claudete construiu um percurso acadêmico admirável: concluiu mestrado e doutorado em Ciências, Ambiente e Desenvolvimento, além de especializações em Enfermagem Psiquiátrica e Enfermagem Gerontológica. Ingressou na docência em 2018, na URI Santiago, onde deixou sua marca como professora, coordenadora do curso de Enfermagem, diretora acadêmica e orientadora de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Atuação comunitária e política pública
Desde 2019, Claudete integra o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, onde atualmente exerce a função de assessora técnica. Atua também como Gestora da Atenção Especializada do Município de Santiago, coordenando programas e serviços de saúde com foco no cuidado integral e humanizado da população. Entre os projetos recentes, comemora a breve implantação do Centro de Especialidades 60+, que, segundo ela, será um marco para a saúde coletiva de toda a região.
Voluntariado e engajamento social
Como secretária do Lions Clube Santiago Centro (Ano Leonístico 2025/2026), Claudete participa ativamente de ações solidárias e de serviço comunitário. Integra ainda o grupo Mulher Progressistas, com o objetivo de fortalecer a presença feminina na política e na sociedade. Seu engajamento reflete a crença de que a união entre mulheres com propósito gera transformações reais, com empatia, coragem e sensibilidade.
Família e inspiração
Casada com Roque Marquetto, Claudete é mãe de Pedro, a quem define como “seu filho do coração” e sua maior inspiração. Pedro, hoje Guri Farroupilha da 10ª Região Tradicionalista, dança em invernadas desde os seis anos. Claudete conta com emoção que ele chegou à família aos quatro anos e meio, mas que o sentimento é de reencontro: “Ele já era nosso muito antes”, afirma.
Nova jornada com a AME
Recentemente, Claudete tornou-se associada da AME – Associação das Mulheres Empreendedoras. Mesmo sem possuir um negócio formal, acredita na força da rede de apoio, partilha e crescimento proporcionada pelo grupo. “Acredito que posso contribuir com o grupo para, juntas, nos fortalecermos. Vejo na AME um espaço de troca, aprendizado e de servir com propósito”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Sicredi é eleito o melhor lugar para trabalhar no Brasil
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



