Santiago/RS superou os 8 mil CNPJs ativos, fato monitorado e comemorado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mas, para o secretário municipal Bruno Bertoldo de Melo. O município também passou de 8 mil pessoas com carteira assinada. Em entrevista ao programa “A Pauta é”, Bruno conversou com a jornalista Sandra Siqueira sobre os desafios da missão de articular ações de incentivo ao empreendedorismo e à qualificação profissional. Ele, que é servidor da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), foi convidado pelo prefeito Marcelo Piru para compor o quadro de secretários. o que considera ma grande honra.
Feirão de Empregos
Estava no início do ano residindo na região de Porto Alegre e foi cedido pelo Estado para atuar em Santiago, o que o deixou muito feliz por retornar à sua cidade e contribuir com o crescimento. Uma das primeiras missões dadas e cumpridas por Bruno e sua equipe foi desenvolver um Feirão de Empregos, realizado em frente à Prefeitura no mês de maio, com a participação de cerca de 20 empresas, que ofertaram aproximadamente 150 vagas. Participaram mais de 250 pessoas, sendo realizadas 600 entrevistas (algumas pessoas fizeram mais de duas entrevistas). O resultado foram mais de 150 pessoas que estavam fora do mercado de trabalho conquistando uma área de atuação.
Qualificação profissional
Durante esse ano, o seu plano de trabalho incluiu também a oferta de cursos profissionalizantes para formar mão de obra em setores que têm carência profissional, como o da gastronomia, de corte e costura e outros.
Uma vez conquistado o emprego, a pessoa está segura e plena?
Claro que não. Bruno defende que apenas o currículo não é suficiente, pois o comportamento conta muito. “A pessoa precisa saber executar bem as suas funções, ter habilidades comportamentais, saber se relacionar com os colegas, com os clientes, trabalhar por um ambiente saudável em que ela possa dar o seu melhor e ajudar a empresa a crescer”, ressalta.
Serviços é o que mais emprega
São atualmente 3.243 setores de prestação de serviços ativos e 3.097 pontos comerciais. Inclusive, é o setor de serviços que está ofertando o maior número de vagas de trabalho. E Santiago paga bem? Segundo ele, não se pode comparar a questão salarial ofertada em polos industriais com o nosso município, em que a maior parte das empresas é familiar. Também é preciso considerar a questão da qualidade de vida. Neste quesito, ele acredita que as faixas salariais estão dentro da realidade.
Por fim, ressalta que a sua atuação encontra a parceria com outras secretarias. Atualmente, o Desenvolvimento Econômico está se articulando junto com a Secretaria de Turismo e Cultura e outras, para a realização do Natal 2025, que pretende ser marcante, com a participação do Centro Empresarial e empresas locais.
LEIA TAMBÉM: Escola Tito Beccon: o segundo lar de 74 anos no interior de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


