Estado RS – Duas operações do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA-RS) foram realizadas na manhã desta terça (11) contra grupos do setor de aço suspeitos de sonegar mais de 72 milhões em ICMS. Foram cumpridos 11 mandados de busca em residências e empresas em Porto Alegre, Canoas e Cachoeirinha. Durante a ação, um investigado foi preso por porte ilegal de arma.
As operações, chamadas River e Helter Skelter, investigam crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Conforme o Ministério Público, as empresas tinham sócios ocultos, enquanto os nomes usados nos registros eram de intermediários, para dificultar a responsabilização.
A Justiça determinou a indisponibilidade de bens e valores dos envolvidos, somando R$ 82 milhões. A Receita Estadual aponta que o esquema começou em 2005 e continuou mesmo após autuações e fiscalização. As empresas seguiam criando CNPJs em nome de “laranjas”, alterando endereços e declarando o imposto sem pagar.
A investigação segue em sigilo. O CIRA-RS reúne Ministério Público, Secretaria da Fazenda e Procuradoria-Geral do Estado.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


