Nacional – Treze estados e o Distrito Federal registraram expansão superior aos 3,2% do Brasil em 2023. Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Paraná, Roraima e Minas Gerais avançaram entre 3,4% e 14,7%, impulsionados principalmente pela agropecuária. Os quatro primeiros cresceram com força por causa da soja.
O Rio de Janeiro cresceu 5,7% com apoio da indústria de óleo e gás. O Distrito Federal avançou 3,3% com destaque para finanças e administração pública. Apesar das altas expressivas, estados como Acre têm pouco peso no PIB nacional, enquanto Rio de Janeiro e São Paulo concentram fatias maiores. São Paulo cresceu 1,4% em 2023.
O Centro-Oeste liderou o crescimento regional com 7,6%. No período de 2002 a 2023, 17 unidades cresceram acima da média nacional. Mato Grosso, Tocantins e Roraima superaram 4% ao ano, fortalecidos pelo agro. São Paulo e Rio de Janeiro perderam participação no PIB, enquanto Mato Grosso quase dobrou sua fatia e encerrou 2023 como o 10º maior PIB do país.
Fonte: Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM: Veja a única imagem em vídeo da cena do crime
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


