Nacional – O presidente Lula assinou na última sexta-feira (14), dois projetos que seguem ao Congresso. O primeiro altera o orçamento e autoriza mais 8,6 mil cargos de magistério superior e técnico administrativo, ampliando o total de 21.204 para 29.804. O segundo cria um plano especial de cargos no Ministério da Educação. Lula afirmou que financiar educação de crianças custa menos do que manter um jovem na cadeia e criticou a elite que, segundo ele, impediu o acesso da população ao ensino. O presidente disse que vai anunciar neste mês as universidades dos Esportes e a Indígena.
O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou que a educação é o único caminho transformador do país. Ele afirmou que a cerimônia integra as ações pelos 95 anos do MEC e reforçou a importância de fortalecer a educação pública. A Ordem Nacional do Mérito Educativo, criada em 1955, reconhece pessoas que contribuem para o desenvolvimento do ensino e tem graus como Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A cerimônia aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e terminou com a entrega da Ordem do Mérito Educativo a 262 homenageados. A lista incluiu Ailton Krenak, Ana Maria Gonçalves, Fernando Morais, Fabricio Carpinejar, Raduan Nassar, Cristine Takuá, Gilberto José Nogueira e Felipe Neto. Gil do Vigor destacou que a educação pública transformou sua vida e anunciou ingresso no pós-doutorado na Universidade de Chicago. Houve também homenagens póstumas para Antonio Bispo, Luis Carlos Cancellier e Elisabeth Tenreiro.
Fonte: Correio do Povo.
LEIA TAMBÉM: Veja a única imagem em vídeo da cena do crime
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


