Nacional – O ministro Camilo Santana anunciou no último domingo (16), que o Enem vai substituir o Saeb na avaliação do ensino médio a partir de 2026. O Inep já definiu a metodologia e pretende medir a aprendizagem todo ano com alunos do 3º ano, aproveitando a motivação natural do estudante que faz o exame para entrar na universidade.
O governo também estuda aplicar o Enem em Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. O objetivo é permitir que alunos do Mercosul disputem vagas em universidades brasileiras. A prova deve ser aplicada em português, e o Inep avalia inclusive um formato digital. O estudo de viabilidade deve ficar pronto até março de 2026.
Camilo informou que as obras da UNILA foram retomadas para conclusão em 2026, alinhadas à expansão regional do exame. O Enem 2025 registrou 4,8 milhões de inscritos, presença de 70%, 1.700 eliminações e nenhuma intercorrência grave. A aplicação ocorreu em 1.805 municípios, com 12 mil locais e 165 mil salas, além de novidades como detector de metal, mais fiscais e testlets. Quase 100 mil inscritos buscaram certificação do ensino médio.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Festival do Risoto leva mais de 600 pessoas ao Chapadão
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


