Estado RS – O governo gaúcho impôs sigilo às informações sobre as viagens realizadas pelo governador Eduardo Leite em aviões públicos. A decisão foi comunicada na resposta a um pedido via Lei de Acesso à Informação feito por Zero Hora, que solicitava dados como destinos, passageiros, custos e motivos das viagens.
Segundo o governo, o sigilo é justificado por questões de segurança. A divulgação, afirma a nota, poderia revelar rotinas, padrões de deslocamento e procedimentos que colocariam o governador em risco. O acesso só será liberado após o fim do mandato.
Já os dados referentes aos voos fretados foram entregues integralmente. Entre 1º de janeiro de 2019 e 30 de julho deste ano, o Estado contratou 27 viagens, totalizando R$ 3.361.380,71. A maior parte dos deslocamentos ocorreu dentro do RS, mas também houve voos para São Paulo, Brasília, Campo Grande, Florianópolis e Vitória.
O Piratini afirma que as informações dos voos em aviões terceirizados podem ser divulgadas, pois eles são usados apenas em situações excepcionais ou quando os aviões oficiais estão indisponíveis.
GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


