Brasília – DF – O governo federal mudou o jogo para quem quer tirar a carteira de motorista. A partir de agora, o cidadão tem o direito de escolher se quer ou não fazer as aulas na autoescola, acabando com aquela obrigatoriedade de cumprir uma carga horária gigante antes da prova.
Candidatos podem fazer a parte teórica online e aprendam a dirigir com instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.
A medida tenta trazer para a legalidade cerca de 20 milhões de pessoas que hoje dirigem sem habilitação no país. A ideia é que, ao facilitar o processo e reduzir a burocracia (o que deve baixar o custo), esses motoristas se regularizem e passem a responder por suas infrações no trânsito.
O início imediato das normas e o risco de reprovação nos exames
As novas regras já estão valendo para os processos abertos a partir de agora. Especialistas alertam, no entanto, que a reprovação pode aumentar, já que muita gente vai achar que está pronta sem estudar e vai dar com a cara na porta na hora do teste prático ou teórico. Vale lembrar que, para quem já tem carteira de carro e quer adicionar a de moto, ainda será preciso fazer, no mínimo, duas horas de aula prática.
Fonte: Jornal da CBN
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


