Santiago/RS – Há dois anos, o programa “Terças da Educação”, criado por Sandra Siqueira, dedica seus microfones na Rádio Nova Pauta a mostrar o trabalho de diretores, professores e profissionais que fazem a diferença. Nesta semana, o destaque foi a EMEI Boa Vista, que celebra 20 anos de existência, mantendo-se firme em sua missão de educar pela ludicidade e pedagogia escolar.
Educar com amor e presença
A diretora Lidiane de Melo, há 10 anos na escola e moradora do Alto da Boa Vista, onde a EMEI está localizada, conversou com Sandra sobre o cotidiano de quase 80 alunos, atendidos por uma equipe de 20 profissionais nos turnos matutino, vespertino e integral. Para Lidiane, a escola é, acima de tudo, um “espaço de aprendizado e também de muito amor”.
Projeto com foco na família
Neste ano, a EMEI desenvolve o projeto “Mãos que acolhem, coração que ensina”, buscando envolver as famílias nas vivências escolares, reforçando que a educação é uma responsabilidade compartilhada.
“É preciso amar o que se faz e estar presente de corpo e alma”, afirma a diretora, que reconhece que seu maior desafio é lidar com os adultos, pois “com a criança é mais fácil”.
Tamanho não define a grandeza
Apesar de ser a menor escola de Santiago em espaço físico. Número de profissionais e alunos. Lidiane enxerga isso como algo positivo, pois o ambiente se torna mais acolhedor e permite um trabalho mais unido e próximo.
Olhar para o futuro
Já pensando no período das férias escolares, a diretora planeja que a escola possa executar algumas ações estruturais. Como a troca do telhado e outros reparos importantes, preparando o espaço para iniciar o ano letivo de 2026 com tudo pronto e renovado.
LEIA TAMBÉM: Igor fala sobre a crise do hospital; “Jaguari é vítima”
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


