Santa Catarina – O juiz e professor Alexandre Morais da Rosa assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Com quase 30 anos de carreira, ele já atuou em várias comarcas, foi juiz auxiliar na Presidência do TJ/SC, trabalhou como juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal e, desde 2023, já exercia funções no segundo grau.
Alexandre também tornou público seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, recebido na vida adulta. Ele conta que compreender seu perfil o ajudou a reorganizar hábitos e demandas do trabalho, especialmente em atividades que exigem mais interação. Em eventos oficiais, usa o cordão de identificação de deficiência não aparente para reforçar a importância da inclusão e da acessibilidade invisível.
Além da atuação na magistratura, Alexandre é professor e autor de diversos livros jurídicos. Em entrevistas, destaca a importância de entender que a memória humana é limitada e seletiva — algo essencial na análise de testemunhos e na reconstrução de fatos nos processos.
Fonte: Jornal O Sul
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


