Piauí – O presidente do PSD Gilberto Kassab se uniu ao presidente Lula para tentar derrotar o senador Ciro Nogueira nas eleições de 2026. O acordo definiu o deputado Júlio César como candidato ao Senado pelo Piauí junto com o senador Marcelo Castro.
Com essa articulação a reeleição de Ciro Nogueira fica mais difícil. Parlamentares do estado dizem que pesquisas já mostram Júlio César como um nome forte na disputa atrás apenas de Marcelo Castro.
Diante do cenário desfavorável Ciro tentou se viabilizar como candidato a vice em uma chapa presidencial liderada por Tarcísio de Freitas. A ideia não avançou e dentro do PP a favorita para a vaga de vice é a senadora Tereza Cristina.
Entenda como irá funcionar:
No Senado a eleição é feita por chapa quando duas vagas estão em disputa no mesmo estado. Em 2026 o Piauí elegerá dois senadores. Por isso os partidos montam uma chapa ao Senado, com dois nomes, que fazem campanha juntos.
Nesse caso: Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (MDB)
Eles aparecem como uma chapa porque disputam as duas vagas ao mesmo tempo, o que dificulta a reeleição de Ciro Nogueira, que concorre a apenas uma dessas vagas.
Fonte: Metrópoles.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Santiago garante acessibilidade plena
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


