Cacequi– RS – (Região Central) – Ender del Olmo, liderança do MDB e esposo da prefeita afastada Ana Paula, fez uma grave denúncia envolvendo concurso público e atuação de vereadores. Em vídeo, ele afirma ter recebido ligações de pessoas relatando pressão política em troca de nomeações.
A acusação direta
Segundo Ender , os vereadores Taiguara e o atual vice-prefeito Edson Fragoso (hoje no cargo de prefeito) estariam ligando para candidatos aprovados em concurso público, prometendo chamamentos em troca de apoio político. Ele afirma que a prática é criminosa e que a prefeitura não pode mais contratar fora do concurso realizado na gestão de Ana Paula.
O relato do suposto esquema
No vídeo, Ender diz que uma reunião teria sido marcada para o dia 10, na qual os vereadores teriam prometido chamar a filha de uma pessoa aprovada no concurso caso houvesse apoio político. Ele afirma que o concurso é obrigação legal e não moeda de troca, e critica duramente a conduta relatada.
Repercussão e gravidade
Ainda na gravação, Ender afirma que não há autoridade dos vereadores sobre nomeações e cita suposta influência de terceiros nas decisões. As declarações geraram forte repercussão local e levantam questionamentos sobre uso político de concursos públicos. Até o momento, os citados não se manifestaram sobre as acusações. O NP segue à disposição para o contraditório.

CONTRAPONTO DO VEREADOR
“Jamais houve este tipo de conversa; o que existe da parte desse senhor é apenas ódio, raiva e inveja do trabalho que está sendo feito para colocar o município em um cenário favorável. O afastamento de nossa prefeita, cujo “pivô” é o próprio marido, que perdeu o emprego público, perdeu os direitos políticos e nunca trabalhou na vida, aliás, sempre agarrado na saia da esposa”. (Taiguara Eduardo Haar, vereador!)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


