Cuba – (Região do Caribe). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez ameaças diretas a Cuba neste domingo ao afirmar que o país não terá mais acesso ao petróleo que recebia da Venezuela. A declaração foi publicada na rede social Truth Social e provocou reação imediata do presidente cubano Miguel Díaz-Canel.
As ameaças
Trump afirmou que Cuba viveu por anos com petróleo e dinheiro venezuelano em troca de serviços de segurança ao governo de Nicolás Maduro. Segundo ele, esse apoio teria acabado e a Venezuela agora estaria sob proteção dos Estados Unidos. O presidente norte-americano também sugeriu que Cuba faça um acordo “antes que seja tarde demais”.
A resposta
Díaz-Canel reagiu nas redes sociais e afirmou que Cuba é uma nação livre, independente e soberana. Disse que o país não ameaça ninguém, mas se prepara para defender a pátria, e reforçou que os Estados Unidos agridem Cuba há mais de seis décadas por meio de sanções econômicas.
O embate
O líder cubano também afirmou que as dificuldades econômicas do país são resultado direto das medidas de asfixia impostas pelos EUA e declarou que o governo norte-americano não tem moral para apontar o dedo para Cuba. A troca de declarações reacende a tensão histórica entre os dois países.
Fonte: Agência Brasil
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


