Tucano é um pequeno município do interior da Bahia que recebeu mais de 19 milhões em emendas Pix em apenas um ano. A cidade é administrada por Ricardo Maia Filho (MDB), filho do deputado federal Ricardo Maia (MDB-BA), principal responsável pela indicação dos recursos.
Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que pelo menos R$ 326,3 mil foram usados para despesas como combustível e aluguel de veículos do gabinete do prefeito, o que o órgão classificou como desvio de finalidade.
A prefeitura afirmou à CGU que os gastos têm natureza pública e interesse coletivo, negando qualquer irregularidade. O órgão, no entanto, rebateu e destacou que as emendas Pix devem obedecer aos critérios previstos na Constituição Federal.
Segundo a CGU, parte dos recursos também foi utilizada para pagar impostos, contas de água, luz, internet, além de materiais de escritório e limpeza. Para o órgão, esse tipo de despesa é irregular, já que as emendas devem financiar ações diretas para a população, como obras e serviços públicos.
A legislação proíbe o uso das emendas Pix para custear despesas administrativas básicas ou gastos com pessoal.
Fonte: Coluna Tácio Lorran / Metrópoles
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


