Santiago – RS – (por João Lemes) Mara Rebelo está no comando da Prefeitura durante as férias do titular, o prefeito Marcelo Piru, PP. Um fato histórico. Em 142 anos, pela primeira vez uma mulher assume o Executivo, ainda que de forma interina. Lá atrás, quando tinha 17 anos e iniciou como professora municipal, talvez nem passasse pela cabeça que um dia chegaria a esse lugar. Mas chegou. Por mérito, por caminho trilhado e por oportunidade aproveitada.
Chicão, Tiago e tantos outros nomes
Em entrevista ao NP Express, Mara deixou claro que nada veio por acaso. Foi uma construção. Passo a passo. Sempre acreditando. Sempre trabalhando. Ao longo da caminhada, se espelhou em lideranças que ajudaram a moldar sua visão pública, como Chicão, Tiago Gorski e tantos outros nomes da política local. Citou também Marcelo Peru, atual prefeito, a quem define como colega de trabalho e até como um filho. Relação de confiança. De parceria. De respeito.
O simbolismo do momento vai além do cargo
Mara é protagonista de uma virada histórica. Santiago nunca teve uma mulher no comando do Executivo. E isso diz muito. “Somos mais de 50% da população. Mais de 50% do eleitorado. Mesmo assim, a presença feminina nos espaços de poder ainda é pequena”, disse Mara, tocando num ponto sensível e necessário: mulher não pode ver outra mulher como adversária. Tem que ver como companheira. Como aliada.
A história de Mara Rebelo não é só dela. É de muitas. É um recado claro de que lugar de mulher é onde ela quiser estar. Inclusive no gabinete principal da Prefeitura. A entrevista está aí. Vale acompanhar. Vale refletir. E vale, principalmente, abrir mais portas.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


