Estado – RS – A Polícia Civil realizou duas operações especiais em janeiro de 2026 com foco na repressão à violência contra a mulher, resultando na prisão de 31 agressores. Foram cumpridos 30 mandados de prisão e uma prisão em flagrante por descumprimento de medidas protetivas e novos crimes.
A operação Ano-novo Vida Nova ocorreu em 20 de janeiro de 2026 e teve duração de 24 horas em 53 municípios. A ação mobilizou 363 policiais e apreendeu quatro armas de fogo e munições. Em 28 de janeiro de 2026 uma segunda operação integrada em Porto Alegre apreendeu três armas e munições e prendeu dois sujeitos.
Equipe de Pronta Resposta
Em 30 de janeiro de 2026 o Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis anunciou a criação da Equipe de Pronta Resposta com início em fevereiro de 2026. O grupo dará atendimento rápido às vítimas na capital com expansão para outras regiões. Nova operação está prevista para fevereiro de 2026 com apoio das forças ligadas à Secretaria da Segurança Pública. O Estado registrou 11 feminicídios em janeiro de 2026.
Fonte: Estado RS.
LEIA TAMBÉM: Duplo homicídio: Suspeitos de execução na Barragem do Itu estão presos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


