Santiago/Santa Maria – RS – A região central, a Fronteira Oeste e as Missões estão no foco do alerta para a formação de um ciclone extratropical que começa a atuar entre terça (19) e quarta-feira (20). A MetSul aponta risco de temporais com chuva forte, trovoadas e rajadas de vento que podem passar de 80 km/h nessas áreas. O sistema deve atingir o estado ainda no processo de formação, o que aumenta a instabilidade.
O período mais crítico
O tempo começa a mudar já na segunda-feira (18), com aumento de nuvens e pancadas isoladas. Mas o período de maior risco está previsto para a tarde e noite da terça, quando a linha de instabilidade deve avançar do Oeste para o Leste. Além das regiões central e de fronteira, também há risco de tempestades no Norte, Noroeste e no Litoral, com possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.
O avanço do ciclone
Na quarta-feira (20), o ciclone deve se deslocar em direção ao Uruguai e ao Atlântico, mas o vento seguirá forte em boa parte do estado. As rajadas podem provocar destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica. A previsão indica gradual melhora depois de quinta-feira (21), mas com solo encharcado e riscos ainda elevados em áreas vulneráveis.
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso