A aproximação de uma frente fria induzirá instabilidade já a partir da tarde e noite deste sábado, especialmente no Oeste e Sul do estado, com possibilidade de expansão para o Centro, embora a chuva seja irregular e de menor intensidade na maioria dos locais inicialmente.
Esta semana será de instabilidade, chuvas sucessivas, com períodos de melhoria, mas sem previsão de tempo firme.
No domingo, a frente fria avança pelo estado, trazendo chuva para todas as regiões ao longo do dia, de forma irregular e com possíveis períodos de melhoria.
A Metade Sul do estado pode experimentar chuvas mais intensas e volumosas. Um bloqueio atmosférico, causado por uma grande massa de ar seco e quente sobre o Brasil, impedirá o avanço da frente fria para o Norte, tornando-a semi-estacionária sobre o RS. Isso resultará em uma semana de instabilidade e chuvas sucessivas, com períodos de melhoria, mas sem previsão de tempo firme.
A situação requer atenção para possíveis alagamentos, especialmente na Metade Sul do estado.
A previsão indica chuvas na segunda-feira em grande parte do estado, com volumes menores na maioria dos municípios. Na terça-feira, a instabilidade aumenta, especialmente no Uruguai e nas áreas adjacentes do Rio Grande do Sul, com chuvas mais concentradas no Oeste, Centro e Sul do estado. Na quarta-feira, espera-se chuva em grande parte do estado, com os maiores volumes previstos para o Oeste e Sul.
Na quinta-feira, uma intensa massa de ar frio deslocará a frente fria rapidamente para o Norte, afetando Santa Catarina, Paraná, partes do Mato Grosso do Sul e São Paulo, com possibilidade de chuvas de baixos volumes ainda no Rio Grande do Sul durante parte do dia.
As projeções de chuva para os próximos sete dias indicam grandes acumulados, embora não se esperem extremos como os observados no fim de abril e início de maio. A situação requer atenção para possíveis alagamentos, especialmente na Metade Sul do estado. (MetSul Meteorologia)