Esta é uma notícia muito importante, que consagra Santiago como uma das melhores cidades do Estado. Vejam: Chegou por aqui a dona Maria Luiza Diniser, uma cigana de 66 anos, que não sabe onde nasceu nem quem são seus familiares, nada…
Maria Luiza apenas sabia o nome e a data de nascimento. Com problemas respiratórios, buscou atendimento médico. No entanto, sem documentos, o médico não poderia prescrever receitas, nem solicitar exames. Sem saber escrever e sem se comunicar na nossa língua, pois fala um dialeto cigano, tudo se parou muito difícil. Mas foi então que a dona Maria Luiza foi atendida no CRAS Delci Viero Ruivo, no bairro Missões, onde as Assistentes Sociais fizeram todo o trabalho.

Em apenas três horas, as servidoras conseguiram emitir sua certidão de nascimento, algo que outros municípios não fizeram em 66 anos. Nosso reconhecimento vai para a Assistente Social Isolete Jornada, a psicóloga Silvana Perônio a Assistente Social Rosane Esmério e a todos que as ajudaram. Dona Maria saiu feliz, tomou os medicamentos e já está melhor. Por ser nômade, seguirá para outras cidades, mantendo a tradição do seu povo.

Agora, além de recuperar a saúde e a dignidade, a equipe do Cras vai cadastrá-la no Cad Único, o que lhe garantirá uma pequena renda mensal para deixar de passar tanta dificuldade.
Destaque para essa equipe
Esse caso reforça o grande trabalho do CRAS Delci Viero Ruivo, que atende os bairros Missões, Vista Alegre, Guabirova, Atalaia, Vila Nova e Vila Rica, prestando assistência a mais de 3 mil famílias. A equipe desenvolve um trabalho não apenas assistencial, mas também educacional e de acolhimento, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. E se isso não é diferente, o que mais seria? Claro que é! Aqui, a dignidade e o cuidado com as pessoas vêm em primeiro lugar.

LEIA TAMBÉM: São Vicente também abraça a causa dos produtores rurais
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso