João Lemes

A pessoa incrível que foi Nico Vielmo

Perdemos o homem, fica a história! Aqui, um pouco do que foi e fazia esse ilustre santiaguense

Publicado em

(João Lemes) “Dá para se dizer que poucas pessoas do bairro São Vicente conheciam alguém semelhante ao Nico Vielmo, o qual faleceu nesse sábado, aos 77 anos. Deixou a esposa Maria Lúcia e os filhos Christian, Lucas e Carla Cadó Vielmo, além de muitos amigos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIOErro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 18)

LEIA AQUI SOBRE OS ATOS FÚNEBRES

O xerife do bairro São Vicente

O Nico era divertido, amigo e folclórico até; algumas vezes gostava de contar histórias. Se deixasse, ele passava uma tarde contando causos, divertindo as pessoas e fazendo amigos. Certa vez, o jornal Expresso o apelidou de xerife do bairro São Vicente. Na ocasião, alguém andou roubando um vizinho. Quem saiu, pegou o ladrão e ficou segurando até a polícia chegar foi ele. Mas, claro, cada história e cada conto se aumenta um ponto. Em se tratando do Nico, vá saber…

O prefeito Tiago e o vereador Dionathan em visita ao mercado São Vicente

Recebendo Alceu Collares

Certa vez, Nico e seus amigos estavam fazendo um churrasco para receber o governador Alceu Collares, do PDT, mesmo partido do Nico. Não se sabe por que cargas d’água, houve uma rusga já na chegada do governador. Nico se calçou nos arreios, trancou o pé. Não gostou de alguma coisa e foi para casa. Ainda disse que não ia mais assar carne para ninguém. Essa história, muitos conhecem. Mas a verdade mesmo sobre o que de fato ocorreu, apenas alguns são conhecedores.

Doutora, essa é que é a justiça?

Outra história foi quando o Nico acabou indo parar na frente da juíza porque uma pessoa estava devendo em seu mercado e tinha ido embora. Em vez da juíza condenar a devedora, aplicou uma multa em Nico, mesmo que seu comércio estivesse no prejuízo. Mas ele contando era bonito de ouvir: Ele dizia que assinou tudo e depois olhou para a juíza e disse: “Mas como? Ela que deve e eu que pago? Doutora, essa é que é a justiça? Até logo!”

E a gaita? Sim, tem essa também. O Nico inventou de aprender a tocar. Comprou uma cordeona velha. Porém só conseguiu aprender umas duas notas. Mas para ele, era motivo de orgulho. Cada amigo que chegava ele mandava parar com as compras para vê-lo tocar…

Coração de manteiga

Mas era o jeito dele. Às vezes parecia que estava brigando ou destratando alguém, pois como todo bom italiano, gostava de falar alto, dar risada. Mas o Nico era muito bondoso, dono de um coração de manteiga. E quantos compraram no seu mercado, ficaram devendo… Quando voltavam, o Nico dava um jeito e a pessoa seguia freguesa. Ele nunca negava nada para ninguém.

Pedras nos rins? O Nico resolve

Quando cheguei em Santiago em 1993, fui vizinho dele e comecei a comprar no seu armazém. Certa manhã, tive uma crise renal (a única até o dia de hoje). Como eu não tinha carro, apenas uma bicicleta, quem me socorreu e me levou ao hospital foi o Nico.

“Esse João Lemes, metido a jornalista, quem salvou fui eu”, contava.

João Lemes e Brizola – autor, Nico Vielmo.

O encontro com Brizola

E nossa história não encerra por aqui. Quando o grande Leonel Brizola esteve no Itacurubi, fui de carona com Nico Vielmo para esse churrasco. A foto que eu tenho do Brizola comigo, quem tirou foi o Nico. Depois, ele gostava de se gabar para os outros: “Ele só tem uma foto com o Brizola porque eu tirei. Se eu não estou lá, ninguém tirava foto dele”, dizia orgulhoso. Era mais uma das patacoadas do Nico.

Mas por enquanto era isso. Perdemos o homem, fica a história, fica a família bem constituída, filhos maravilhosos. Só nos resta desejar que o Nico viva para sempre nas lembranças dos seus amigos, assim como já vive na minha.” Fotos: Alberto Freitas (Gonô) e reprodução Facebook.

“Mais um pouco das fantásticas histórias de Santiago se perdem no tempo”!” – Neca Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Recentes

Jovem desaparece após sair casa em Santo Ângelo

Santo Ângelo - A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento...

Desaprovação ao governo Lula chega a 63,6% no Distrito Federal

A desaprovação ao governo do presidente Lula alcança 63,6% no Distrito Federal, segundo levantamento...

Polícia recupera gado furtado em Alegrete

Alegrete - A Decrab recuperou 25 cabeças de gado furtadas. A ação, coordenada pelo...

Empreendedor inova com o primeiro táxi elétrico da região

Nova Esperança do Sul, um município de aproximadamente cinco mil habitantes, está dando um...

Leia Também

Jovem desaparece após sair casa em Santo Ângelo

Santo Ângelo - A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento...

Desaprovação ao governo Lula chega a 63,6% no Distrito Federal

A desaprovação ao governo do presidente Lula alcança 63,6% no Distrito Federal, segundo levantamento...

Polícia recupera gado furtado em Alegrete

Alegrete - A Decrab recuperou 25 cabeças de gado furtadas. A ação, coordenada pelo...