Santiago – Joel Girelli foi entrevistado na Rádio Nova Pauta, onde compartilhou suas experiências e contribuições para o desenvolvimento de Santiago, principalmente em engenharia e comércio. Girelli veio ainda menino para a cidade diretamente de Sanga D’Areia, distrito de Santiago. Tornou-se muito conhecido por suas atuações em diversas áreas, incluindo o negócio familiar; a famosa Casa Girelli.
Pão e sardinha, uma delícia!
Seu pai, João Serafim Girelli, fundou a Casa Girelli, que se tornou um popular estabelecimento comercial onde os clientes podiam encontrar desde materiais hidráulicos e elétricos e até almoçar. Girelli lembra que os clientes tinham tudo o que precisavam e frequentemente almoçavam lá, com pão e sardinha, o que eles achavam muito saboroso. Após as compras e o almoço, retornavam para suas casas.
Contribuições a Santiago
Girelli foi membro de vários clubes, também foi provedor do Hospital de Caridade (GHS) e ainda é conselheiro dessa instituição. Fez parte do Lions Clube e atuou como professor, sempre mantendo sua loja de produtos elétricos e hidráulicos.
As obras eram seu chão
Atuou no setor de obras para o município e em várias empresas. Também foi da Secretaria Regional de Obras do Estado em diversas ocasiões. Nesse período, conheceu todas as cidades da nossa região, pois cada obra, seja de colégio ou de pontilhão, passava por sua mesa.

Ao lado de Gumercindo Saraiva
O que Girelli gosta de contar é de sua experiência como secretário de alguns prefeitos. Ele relembra Carlinhos Cardinal e, principalmente, Gumercindo Saraiva, do qual exibe uma foto autografada. Para ele, este foi um dos melhores que Santiago teve.
“Hoje temos jovens prefeitos, pessoas queridas, de capacidade e focadas”, diz Girelli, citando o prefeito Tiago e o vice Peru. E como é militante do Progressistas, vai apoiar Peru na campanha.
Outros famosos
Tantos outros nomes famosos foram lembrados por Girelli, como Gibelino Minuzzi, Valdir Amaral Pinto, João Macedo e Jaime Pinto. Jaime Pinto foi fundador da Rádio Santiago e teve algumas proezas notáveis. Era amigo do então prefeito Gumercindo, com quem disputou a eleição e perdeu por cinco votos (contados e recontados).

As pauladas do Jaime Pinto
Jaime e Gumercindo continuaram amigos, com grande respeito mútuo. Jaime fazia editorial na rádio e, às vezes, criticava o Poder Executivo, mas sempre ligava para a pessoa antes de abrir os microfones, avisando que iria fazer uma crítica. Quantas vezes ligou para o prefeito Gumercindo, dizendo: “Hoje vou lhe dar uma paulada. Quero que ouça”.
Quem vem para cá, não vai mais embora
Destacou ainda que Santiago é uma cidade muito procurada para morar. Quem vem para cá, não vai mais embora. Aqui tudo é seguro, bonito e não tem enchentes. Ele disse que, apesar de entender que desastres como o atual são cíclicos, nunca tinha visto algo assim no RS. O que ele viu foram secas muito grandes, como nos anos 50, que durou 6 meses. Ele ainda era garoto.

A mudança de endereço
Girelli continua prestando serviços à sociedade, pois seus três filhos estão adultos. Um deles é administrador da Beira-Rio Calçados, em Sapiranga. Quanto à famosa Casa Girelli, onde tudo começou, em frente à Churrascaria Prodócimo, Girelli mudou de lugar porque um dia apareceu um rapaz muito querido e lhe propôs um excelente negócio. O amigo e corretor Amilton Ferreira é lembrado por ele como de extrema confiança.
Hoje, falamos sobre Joel Girelli. Pessoa de fino trato que está sempre à disposição das pessoas. E quem quiser comprar ou simplesmente bater um papo, pode visitar a Casa Girelli, em novo endereço, na rua Getúlio Vargas, ao lado do supermercado Bazana.
LEIA TAMBÉM: Golaço de solidariedade ao RS