Santiago/RS – A Pauta é com a dra. Eloi Ferreira Martins, advogada, especialista em Direito Civil e Penal. Mantém escritório com os sócios Eloísa Ferreira Martins Gomes e Diniz Cogo. Ela é associada seguidora da AME – Associação Mulher Empreendedora.
Eloí Ferreira Martins nasceu em Itacurubi, é irmã gêmea idêntica de Eloísa, e compartilha com ela uma curiosidade: ambas nasceram no mesmo lugar, mas Eloí foi registrada em Itacurubi, enquanto a irmã aparece como registrada em São Borjae diverte-se com isso. Cresceu no interior, rodeada de primos, liberdade e afeto. Sua mãe costurava tudo para a família: roupas, mochilas, estojos. Eloí recorda-se de uma infância feliz, sem perceber as limitações financeiras da época. “Só me dei conta que éramos pobres quando cresci. Na infância, não sentia falta de nada”, conta. Quando a família se mudou para a cidade, Eloí resistiu. A adaptação foi difícil, e sair de Itacurubi para uma cidade grande foi desafiador. Com o tempo, acostumou-se à nova realidade.
Sociedade em família
Ela e a irmã começaram a trabalhar cedo. Cada uma seguiu um caminho profissional diferente, até se reencontrarem na advocacia. Eloí fez parte da primeira turma de Direito da URI e especializou-se nas áreas Civil e Penal. Trabalhou em escritórios até tomar coragem para abrir o próprio, há 20 anos. Começou do zero, com móveis doados por amigos – que agradece até hoje – e logo conquistou os primeiros clientes. Desde então, não parou mais. Hoje, forma sociedade com o marido, Diniz Cogo, e com a irmã gêmea, Eloísa Ferreira Martins Gomes, que atua especialmente nas áreas de Direito Previdenciário e Trabalhista. Juntos, compartilham a rotina profissional com união e parceria.
A filha que entende de moda
Orgulha-se também da filha, Victória Martins Miorin. Formada em Direito, Victória decidiu seguir a sua paixão pela moda e hoje atua no Grupo Jorge Bischoff, referência no segmento de calçados. Eloí sempre a incentivou a fazer o que ama, mesmo à distância, já que a filha mora em Igrejinha. Ainda assim, mãe e filha encontram formas de manter a ligação sempre viva. Com carinho e bom humor, Eloí revela que quem costuma ouvir mais os desabafos de Victória é o padrasto, Diniz, com quem mantém uma relação de afeto e cumplicidade muito bonita.
Conselho de Mineração e a AME
Outro marco na trajetória de Eloí foi ser aprovada em seleção para integrar a equipe do Conselho Nacional de Mineração. Atualmente, atua como umas das advogadas da entidade, em um grupo altamente técnico e qualificado, do qual sente muito orgulho de fazer parte. Sobre sua participação na Associação Mulher Empreendedora, Eloí acredita no poder transformador da entidade para a vida de muitas mulheres. Para ela, é um espaço que fortalece, inspira e dá voz ao empreendedorismo.
LEIA TAMBÉM: Médica inventou de criticar Maduro no WhatsApp
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



