Santiago – A Pauta é com Camila Batista, Licenciatura e Bacharelada em Educação Física. Pós-graduada em Educação Especial, Educação Inclusiva, Neuro Psicopedagogia e Gerontologia. Atua na área de terapia de estimulação cognitiva, desenvolvendo as habilidades cognitivas comprometidas pelo avanço da idade ou já em doenças demenciais. Ela é associada seguidora da AME – Associação Mulher Empreendedora.
Natural de São Gabriel, Camila construiu uma carreira voltada para a promoção da qualidade de vida, especialmente para crianças e idosos. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, ela aprofundou seus conhecimentos com especializações em Educação Especial, Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia e Gerontologia.
Do trabalho com crianças à paixão pelos idosos
Desde os tempos de faculdade, Camila iniciou sua trajetória profissional com natação e hidroginástica, atuando inicialmente com crianças. No entanto, ao longo dos anos, descobriu sua vocação para o trabalho com idosos, um público que passou a ser seu foco principal. Entre 2006 e 2016, desenvolveu atividades voltadas para essa faixa etária em São Gabriel.
A sua vinda para Santiago
Em 2017, ao se casar com Cesar, mudou-se para Santa Maria. Já em 2020, com a transferência do esposo para sua cidade natal, Santiago, o casal retornou à região. O período coincidiu com a pandemia, levando Camila a adaptar seu trabalho para o atendimento online, garantindo suporte aos idosos mesmo em tempos de distanciamento.
Terapia de Estimulação Cognitiva
Atualmente, Camila atua em parceria com a psicóloga Fernanda Bonotto no atendimento a idosos por meio da Terapia de Estimulação Cognitiva. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver e manter as habilidades cognitivas, especialmente em pessoas que já apresentam sinais de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, ou que desejam fortalecer sua capacidade mental como forma de prevenção. Os atendimentos são realizados de forma presencial (em consultório, no domicílio do idoso e em casas de repouso) e online, tornando o serviço acessível e adaptável às necessidades de cada pessoa e família.
O Brasil e o desafio do envelhecimento
Além do atendimento individualizado, Camila se preocupa com um problema maior: o despreparo do Brasil para lidar com o envelhecimento populacional. O país está envelhecendo rapidamente, mas ainda carece de políticas públicas, estrutura adequada e profissionais capacitados para oferecer suporte adequado aos idosos. Uma das grandes preocupações da profissional é o aumento dos casos de Alzheimer e outras demências, condições que afetam não apenas os indivíduos, mas também suas famílias. Ela reforça a importância da estimulação cognitiva preventiva, destacando que exercitar o cérebro desde cedo pode retardar ou até minimizar os impactos das doenças.
Agendamentos: (55) 9 9665-6517.
LEIA TAMBÉM: ‘Dar sentença é o ato de sentir’, compara o juiz Valeriano
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui