Sandra Siqueira

“Santiago é uma referência em Educação”, afirma Mara Rebelo

Publicado em

A entrevistada da jornalista Sandra Siqueira no programa “Terças da Educação”, foi a secretária Mara Rebelo, responsável pela SMEC.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIOError, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)

Na condição de titular da Educação dentro do município, ela tem sido a principal articuladora desse segmento, que influencia diretamente na vida dos professores, alunos e de suas famílias.

Ela assumiu essa responsabilidade em 2017, com autonomia conferida pelo prefeito Tiago Gorski. Desde então, a Mara tem deixado a sua marca.

Muitas melhorias

Ao longo dos últimos sete anos, focou na reestruturação de escolas, ampliações e revitalizações, qualificação de professores, entrega de material escolar e uniformes para os alunos e até investimentos em computadores para cada um dos estudantes.

“Não temos hoje nem uma sala sem ar condicionado, nenhuma escola sem algo que não tenha sido realizado em termos de melhorias”, ressaltou.

Referência na Educação

Isso tudo foi apenas uma parte de todo o trabalho da SMEC, que enfrentou também uma pandemia e teve de criar estratégias para manter os vínculos escolares e depois lidar com todas as situações e manter o foco em avançar.

Hoje, Santiago é uma referência na Educação, tanto é que a Mara foi convidada a se tornar vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (RS).

Pés no chão

Vez por outra, a “professorinha” que muito atuou em escolas rurais está lá em Brasília, participando de reuniões do Ministério da Educação.

Ela se considera uma pessoa que não se deslumbra com as coisas e procura sempre manter os pés no chão.

Amor pelo trabalho
Mara Rebelo iniciou sua trajetória em 1985, após passar em um concurso municipal aos 17 anos. Para assumir, precisou que o pai e a mãe dela
se responsabilizassem, pois ainda não era maior de idade. Em seguida, foi dar aula em escolas rurais, indo para Cândida Vargas, em Unistalda (que época pertencia à Santiago).

Passou por várias outras escolas do interior e da cidade, até ser diretora da extinta Marechal Rondon, que funcionava dentro da CIA Com. Depois, atuou em EMEIS por vários anos até chegar à direção do Projeto Criança Feliz, com as bênçãos do ex-prefeito Chicão. Ali, Mara dedicou muito amor e se empenhou ao máximo.

PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE: CLIQUE AQUI!

Equipe fiel e competente

Justamente por ter uma trajetória em escolas maiores e menores, Mara tem conhecimento do que dá certo e do que não dá, por já ter vivenciado de tudo. E entendendo essas realidades, entende as demandas dos professores e das escolas.

E é esse conhecimento do “chão da sala de aula”, que lhe dá a visão que demonstra. Além, claro, de estar sempre em busca de outras experiências e trocas de aprendizados com municípios de referência. Mara considera que a Educação em Santiago hoje está bem evoluída.

O município investe mais de 25% de seu orçamento na educação e faz valer muito bem esse recurso. Depois de revitalizar quase todas as escolas, o foco está em duas: a Manoel Abreu, que será concluída no próximo mês e a Geraldina, próxima da lista.

Mesmo com os avanços e todo o trabalho que sabe que desenvolve ao lado de sua equipe, que considera muito fiel e competente, Mara dá nota 7 para o desempenho da SMEC. “Justifico essa nota por saber o quanto fazemos, nos dedicamos. Mas nós ainda temos muito trabalho pela frente. E queremos fazer muito mais”, ressalta.

Ano letivo 2024: Mara anunciou que a abertura do ano letivo será com o palestrante Carpinejar, numa parceria com o Sebrae.

Futuro político

Antes de ser secretária de Educação, Mara Rebelo teve vivências políticas na Assembleia Legislativa, tendo sido assessora parlamentar dos deputados Chicão Gorski e Ernani Polo e antes havia sido vereadora.

Se elegeu no ano de 2008 com mais de 800 votos. Tendo sido a mulher mais votada até então na cidade de Santiago. Um reconhecimento pelo seu trabalho como professora e também diretora da escola Criança Feliz.

À frente da SMEC, Mara também se habilitou para alçar voos bem maiores. Ela hoje é cotada para ser a candidata à vice-prefeita. E ela não fugiu de responder a essa pergunta, de Sandra Siqueira: pretende se candidatar?

“O PP nunca teve uma candidata mulher na chapa majoritária. Acredito que o Progressistas de Santiago pode ter um olhar mais forte neste sentido, da valorização. A mulher faz a diferença onde trabalha, onde se apresenta. E eu estou à disposição, sim, confirmou.”

LEIA TAMBÉM: Campeonato Gaúcho começa no próximo sábado; confira a tabela

1 COMENTÁRIO

  1. A Professora Mara Rebelo merece nossa admiração e reconhecimento ! Quando foi criado o CRIANÇA FELIZ, na administração Toninho/ Chicão , estava na administração da SMEC .Esse Projeto foi todo concebido e planejado nessa Secretaria,com a participação do Vice- Prefeito Chicão e de uma funcionária do SENAI , que foi parceiro no Projeto e com o trabalho incessante e elogiável na coordenação dos professores Sérgio Becker ( hoje, falecido ) e da competente professora Elizabeth Pimenta. Todo o Plano realizado , era hora de escolher quem coordenaria tão especial trabalho … Lembro que chamei o Professor Sérgio , que já atuava na SMEC há algum tempo e conhecia bem seu Quadro de Pessoal .E ele , então, falou que tinha a pessoa adequada para dirigir esse novo empreendimento na Educação: PROFESSORA MARA REBELO ! E o resultado todos nós sabemos, elogiamos e agradecemos a todos que colocaram uma idéia em prática , acreditaram nela e a transformaram em SUCESSO !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Recentes

Santiago: mais um acidente no trevo da 287

Na noite do sábado (19), próximo às 22h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um...

Unicamp defende cotas para pessoas trans como ação civilizatória

Campinas - São Paulo - Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp até...

Em três anos, o Sicredi vai administrar 1 trilhão de reais no Brasil

(João Lemes) as novas reuniões de núcleo do Sicredi, o diretor-presidente Armindo Bochi trouxe...

Temporal causa destruição em Chapecó e deixa rastro de prejuízos

Chapecó - Santa Catarina - O temporal que atingiu Chapecó na manhã deste sábado...

Leia Também

Santiago: mais um acidente no trevo da 287

Na noite do sábado (19), próximo às 22h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um...

Unicamp defende cotas para pessoas trans como ação civilizatória

Campinas - São Paulo - Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp até...

Em três anos, o Sicredi vai administrar 1 trilhão de reais no Brasil

(João Lemes) as novas reuniões de núcleo do Sicredi, o diretor-presidente Armindo Bochi trouxe...