Sandra Siqueira

Tiago Gorski: adeus, ou será que nos vimos em 2026?

Tiago ressalta que o município avançou bastante.

Publicado em

Santiago – De 2017 a 2024, Tiago Gorski Lacerda administrou Santiago, destacando-se pela simplicidade e desapego ao poder. Graduado em Ciências Contábeis e Administração, com diversas especializações, chegando a doutor na área, Tiago se tornou um dos administradores municipais mais populares da região, graças a projetos de grande repercussão estadual e nacional. Nesta entrevista ele garante que até já recolheu seus pertences há três meses e está pronto para “passar o bastão” ao vice-prefeito Marcelo Peru. Em entrevista a Sandra Siqueira, Tiago refletiu sobre sua intensa dedicação nos últimos oito anos. Em dois momentos ele chegou a se emocionar com as perguntas da jornalista. Afinal, para quem passou a infância vendendo picolé, chegar onde chegou é algo para poucos no Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIOError, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)

Educação

O prefeito destacou o orgulho pelo trabalho na educação, com grandes investimentos nas escolas e nos alunos, qualificação de professores e envolvimento das famílias. Santiago conquistou recentemente o Selo Ouro do MEC pelo Compromisso com a Alfabetização, um reconhecimento também obtido pela Prefeitura de Curitiba.

Empreendedorismo

Tiago ressalta que o município avançou bastante. Antes se falava muito somente no Distrito Industrial. Mas hoje não passa apenas por esse setor. A Prefeitura dobrou a capacidade do Distrito Industrial, porém os investidores também estão ao longo da BR 287 e da RS 377, criando um cinturão de empresas.

Mais de 1.000 vagas de empregos

Hoje são mais de 8 mil CNPJs ativos. E neste ano, Santiago está somando mais de 1.000 vagas de empregos criadas. EM Santiago não faltam oportunidades. Segundo Tiago, houve um grande trabalho pela qualificação de mão de obra com a oferta de cursos. Que a indústria da construção civil é uma prova do crescimento de Santiago, onde em todos os lugares se vê obras de casas a prédios. O município também batalhou para fortalecer a economia por meio das compras públicas, estimulando as empresas locais a participar das licitações. Outro case de sucesso são as feiras do produtor, que valorizam a agricultura familiar.

Saúde

O prefeito avalia que está muito bem, nos ESFs e no PAM. E que a parceria com o Hospital é muito positiva. Lamentou que nos 45 dias da campanha eleitoral apareceram “heróis para criticar e dar soluções”, mas que depois desaparecem por quatro anos. Ressalta que Santiago é um polo de saúde e de especialidades médicas. Tem qualidade de vida e sensação de segurança.

Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana

Sobre a criação dessa secretaria, ele decidiu criar no final do seu governo e considera muito importante para a Administração do prefeito Peru. Sua sugestão para o cargo de secretário é o vereador João Alberto, que já teve experiência na Guarda Municipal. Hoje o município tem mais de 30 mil veículos circulando e precisa ter uma atenção maior. Que será aumentado o efetivo da Guarda Municipal e também deve fortalecer campanhas de trânsito.

Novo prédio

O prefeito está entregando um prédio novo, que foi construído com recursos próprios, em torno de 2 milhões e 500 mil. Outra situação que também foi criticada por adversários na campanha política. No entanto, Tiago defende essa obra, pois o prédio atual da Prefeitura foi construído há 50 anos e que havia necessidade de mais espaço para abrigar setores que hoje estão fora, em prédios alugados. A ideia é centralizar o máximo possível, otimizar e melhorar o serviço público ao cidadão. O município também conseguiu a concessão de um prédio para abrigar a Secretaria da Agricultura e a Emater, ao lado da Câmara de Vereadores.

O tempo passou…

Durante os oito anos de mandato, diz que não viu os filhos crescerem. “A Giovana era adolescente, hoje está formada. A Manu era bebê, hoje está com 13 anos. E o Guilherme está no primeiro ano da faculdade”. Tiago, no entanto, diz que não vai parar de trabalhar. Deve se dedicar a outros setores e projetos.

Se vai concorrer em 2026 a deputado estadual?

Ele não descarta, mas ressalta que não será candidato de si próprio. Uma mensagem ao futuro prefeito Marcelo Peru e a vice Mara Rebelo: que confiem nas pessoas e que deem autonomia, não tentem fazer tudo, busquem formas novas de fazer as coisas, busquem pessoas competentes e tenham a humildade. Façam, ousem!

LEIA TAMBÉM: Jaguari: a equipe de trabalho do prefeito Igor Tambara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Recentes

Cinco veículos colidem e deixam vários feridos em Fontoura Xavier

Fontoura Xavier (Região de Soledade) - Na tarde desta quarta-feira (02), um acidente ocorreu...

Jaguari: condenado por tentativa de feminicídio

A sentença foi dada pela juíza Mariana de Magalhães Trindade no final desta quarta,...

Funcionário é preso roubando picanha de mercado

Chapecó - Santa Catarina - Funcionário de 27 anos foi preso em flagrante na...

Show de gogo boys em gincana de prefeitura vira caso de polícia

Coelho Neto (MA) - A Polícia Civil do Maranhão abriu uma investigação para apurar...

Leia Também

Cinco veículos colidem e deixam vários feridos em Fontoura Xavier

Fontoura Xavier (Região de Soledade) - Na tarde desta quarta-feira (02), um acidente ocorreu...

Jaguari: condenado por tentativa de feminicídio

A sentença foi dada pela juíza Mariana de Magalhães Trindade no final desta quarta,...

Funcionário é preso roubando picanha de mercado

Chapecó - Santa Catarina - Funcionário de 27 anos foi preso em flagrante na...