O consumo diário de energia atingiu 93.813 MW na quarta-feira (12), superando o recorde anterior de 93.144 MW de 22 de janeiro de 2024. O aumento ocorreu devido à forte onda de calor no país, com temperaturas elevadas no Sul e Sudeste. Em São Paulo, os termômetros registraram até 33°C, enquanto no Rio de Janeiro a máxima chegou a 38,1°C.
O Brasil registrou um novo recorde de demanda instantânea com 103.785 MW às 14h42, superando o pico do dia anterior. O consumo elevado ocorreu no início da tarde devido ao uso intenso de ar-condicionado. O ONS afirma que o sistema elétrico está preparado para atender o crescimento da demanda, com capacidade de geração superior ao consumo atual.
As hidrelétricas forneceram 65,12% da energia consumida na quarta-feira, seguidas pela energia solar (11,06%) e pela eólica (9,7%). O período chuvoso tem ajudado a elevar os níveis dos reservatórios, que encerraram janeiro com 64% de armazenamento, três pontos percentuais acima de 2024. O ONS considera o cenário positivo para o abastecimento nos próximos meses.
Fonte: Notícias ao Minuto.
LEIA TAMBÉM: Manoel Viana: ato terrível contra a saúde pública
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui