A construtora FG Empreendimentos firmou parceria com a Havan para erguer o Triumphu Tower, o futuro prédio residencial mais alto do mundo em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Com 509 metros de altura e 154 andares, superará o atual líder, o Steinway Tower, em Nova York. A construção ainda não tem data de início confirmada, mas o lançamento é esperado para o segundo semestre de 2024.
Balneário Camboriú já é conhecida por sua verticalização, com projetos como o One Tower e o Yachthouse. Além disso, outras cidades brasileiras, como Rondonópolis, também estão investindo em prédios altos, como o Niraj Towers, que visa se tornar um dos mais altos da América Latina. Para validar as alturas, as edificações precisam de certificação do Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, em Chicago, EUA.
O diretor de engenharia da FG Empreendimento André Bigarella, destaca a necessidade de sistemas construtivos avançados e tecnologia de ponta para tais empreendimentos.
“O maior desafio construtivo de um prédio alto é a logística da obra. Atrelada ao deslocamento vertical de colaboradores e materiais ao longo da torre”, disse André Bigarella à Folha.
“Elevadores de alta performance, sistema de inteligência do edifício, com bombas, válvulas, controle de acesso. Para que todos os sistemas possam operar e dar segurança aos processos.”