O fenômeno pode parecer intrigante, mas na verdade é uma demonstração do brilhante design genético do milho. O revestimento externo resistente, composto principalmente de celulose, protege as valiosas sementes de milho do ambiente, pragas e danos durante o transporte.
Os seres humanos não possuem as enzimas e bactérias intestinais necessárias para quebrar essa fibra robusta, resultando na passagem intacta dos grãos de milho pelo sistema digestivo.
No entanto, é importante notar que apenas a parte externa do grão de milho permanece intacta, enquanto o restante é digerido. O milho também oferece benefícios nutricionais, como fibras dietéticas, amido e antioxidantes.
Para tornar o milho mais digerível, o processamento é fundamental, incluindo etapas como moagem, moagem úmida e cozimento. No entanto, produtos de milho altamente processados podem perder parte de seus nutrientes e fibras.
A presença de grãos de milho nas fezes não deve ser motivo de preocupação, pois é um sinal de consumo de milho em uma forma saudável. O conselho é mastigar com cuidado e apreciar o milho não apenas como alimento delicioso, mas também como uma maravilha da engenharia natural.
Fonte: socientifica