
Um vídeo do TikTok apresentando uma variação única da tradicional bebida sul-americana, o mate, se tornou viral, causando agitação e gerando um debate entre os usuários das redes sociais. O vídeo, publicado por uma dona de loja em Sapiranga, Brasil, apresenta uma receita de “Nutella mate” que inclui erva-mate, leite, coco, açúcar, confeitos coloridos e creme de avelã Nutella. Com quase 440.000 visualizações no TikTok e 456.000 visualizações no Instagram, o vídeo já acumula mais de 1 milhão de visualizações combinadas em várias plataformas.
A criadora do vídeo, Andressa Babinski, explica que costuma decorar seu mate com confeitos coloridos e biscoitos, o que lhe rendeu o apelido de “mate Nutella”. Ela decidiu experimentar adicionar a Nutella de fato à bebida, gerando a ideia para o vídeo viral. A resposta ao vídeo tem sido mista, com alguns espectadores defendendo a preparação tradicional do mate e criticando a versão com Nutella, enquanto outros expressam curiosidade e apoio à variação única.
Embora o vídeo tenha gerado um debate acalorado, também trouxe atenção aos negócios de Babinski, que vende cuias e acessórios de mate online e em uma loja física em Sapiranga. O sucesso do vídeo aumentou sua base de seguidores nas redes sociais e levou a um aumento nas vendas. Pedro Schwengber, diretor do instituto Escola do Chimarrão, esclarece que a bebida mostrada no vídeo deve ser tecnicamente chamada de “mate doce”, em vez de chimarrão, pois a adição de açúcar e leite a diferencia da preparação tradicional.
Schwengber aconselhe cautela em relação ao conteúdo calórico para pessoas com diabetes, ele reconhece a natureza democrática do mate e expressa curiosidade sobre a composição única da receita de “mate Nutella”. No geral, o vídeo viral gerou discussões e despertou interesse em explorar novas variações da popular bebida sul-americana.
Fonte: GZH