Estado – RS – Antes quase inexistentes no país, os ataques cometidos por adolescentes em escolas têm se tornado mais frequentes. Um levantamento com base em dados da Unicamp mostra que o Brasil registrou 24 casos entre 2002 e 2023, sendo seis deles apenas entre 2022 e 2023. No RS, o primeiro foi em 2019. De lá pra cá, já são pelo menos seis episódios.
O ataque em Estação (Região de Erechim)
Na terça (8), uma criança de 9 anos foi morta e outras duas, além de uma professora, ficaram feridas após um adolescente de 16 anos invadir uma escola com uma faca. O caso aconteceu em Estação, no norte do estado, e chocou a população.

O ataque
O crime na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi ocorreu por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira. Além de Vitor, duas crianças ficaram feridas — meninas de 8 anos — e foram encaminhadas a hospitais da região. Uma professora de 34 anos também foi atingida ao tentar intervir no ataque. Ela foi levada para o Hospital Santa Terezinha, em Erechim.
O autor entrou na escola com uma faca e soltou bombinhas no chão para assustar as vítimas. “Duas foram atingidas com cortes na cabeça, de forma leve, e uma foi atingida com cortes no peito”, disse.
Outros ataques recentes
Caxias do Sul/Montenegro/Charqueadas – Em abril deste ano, três alunos esfaquearam uma professora em Caxias do Sul. Em 2024, em Montenegro, uma aluna foi atacada por um colega durante o recreio. Em 2019, um ex-aluno invadiu uma sala com uma machadinha em Charqueadas. Em todos os casos, os agressores eram adolescentes.
Prevenção e inteligência
Sapucaia e Maquiné – Diante desse cenário, o Ministério Público criou o Nupve, núcleo que atua para evitar ataques. Em 2024, o grupo investigou mais de 100 ameaças e impediu ao menos 37 possíveis atentados. Também houve casos como os de Sapucaia do Sul e Maquiné, onde jovens planejavam massacres, mas foram contidos a tempo.
Matou cinco a facão em SC
Saudades – SC – No dia 4 de maio de 2021, um homem de 18 anos invadiu uma creche com um facão e matou cinco pessoas: duas professoras e três crianças com menos de dois anos. As vítimas foram atingidas com vários golpes. O ataque aconteceu pela manhã e gerou comoção em todo o país. O velório coletivo ocorreu no dia seguinte, com cortejo até o cemitério da cidade.

Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso