Pode reclamar da Corsan/Aegea…

...mas esforço não falta para que o serviço seja melhor.

Publicado em

A Rádio Nova Pauta recebeu Juliana Gasparotto, coordenadora da microrregião, e Alessandro Nascimento, supervisor de operações da Corsan/Aegea, para esclarecer dúvidas sobre os serviços realizados em Santiago e nos municípios de Nova Esperança, Bossoroca Jaguari, São Francisco e Unistalda. Ela é de Alegrete. Ele, do Vale dos Sinos. Durante a entrevista, foram abordados temas como os reparos em canos estourados, a modernização da canalização, a troca de hidrômetros e a qualidade da água. Os representantes destacaram os investimentos em melhorias, como a construção de um poço artesiano sob o custo acima de 4 milhões, e explicaram as ações adotadas para garantir um atendimento mais eficiente.

Reparos

Nova Pauta: Há muitas reclamações de moradores sobre o reparo de canos estourados, principalmente no asfalto, onde ficam resquícios das obras. Por que isso ocorre e o que será feito para melhorar?

Juliana Gasparotto – Essa é uma questão que nos preocupa bastante. Até agora, os reparos no asfalto eram realizados por empresas terceirizadas, o que, infelizmente, nem sempre atendia às expectativas. Porém, temos uma novidade: a Corsan está formando um grupo próprio para realizar esses serviços. Com isso, esperamos agir com mais rapidez e eficiência, reduzindo transtornos para a população.

Canalização

Alguns moradores queixam-se que há muitos rompimentos na tubulação. Isso ainda está relacionado à antiga canalização?

Juliana Gasparotto: Sim, mas é importante destacar que apenas 15% da canalização da nossa rede ainda é antiga. Estamos trabalhando para modernizá-la. Além disso, utilizamos equipamentos modernos, como detectores noturnos, que identificam vazamentos antes que eles causem rompimentos maiores.

Alessandro – É importante lembrar que a pressão nos canos também pode causar vazamentos, especialmente após a suspensão e o retorno da água, como ocorre durante a limpeza da Estação de Tratamento (ETA). Estamos investindo em melhorias, como a construção de um poço artesiano, com um investimento de mais de R$ 3 milhões, que permitirá manter o fornecimento de água para muitas regiões da cidade, mesmo durante essas manutenções. Isso reduzirá a pressão na tubulação e evitará interrupções em locais mais altos.

Hidrômetros

Nova Pauta: Há muitas dúvidas sobre a troca dos hidrômetros em Santiago. Por que isso está sendo feito e como isso afeta o consumidor?

Juliana: Eles têm prazo de validade e precisam ser aferidos pelo Inmetro. Com o tempo, esses equipamentos podem não marcar corretamente, mas, caso isso ocorra, é sempre em prejuízo à Corsan e nunca ao consumidor. Outra dúvida comum é sobre o mito de que o ar nos canos faz o hidrômetro marcar consumo exagerado. Isso é incorreto. Os hidrômetros possuem um mecanismo que trava e impede que o ponteiro gire com o ar. Dessa forma, o consumidor pode ficar tranquilo.

Poço artesiano sob o custo acima de 4 milhões.

Algumas pessoas reclamam que a água chega suja após reparos. O que pode ser feito nesses casos?

Alessandro Nascimento: Quando um cano é consertado, pode entrar sujeira na tubulação. Nesses casos, a Corsan realiza expurgos em hidrantes espalhados pela cidade. Se isso não for suficiente e a água continuar suja, basta ligar para a Corsan, que envia uma equipe para solucionar o problema.

Juliana : Vale lembrar que, se a água estiver muito branca, isso não significa excesso de cloro. Essa aparência ocorre por causa do ar que entra na tubulação e se dissolve na água. Após alguns segundos, esse ar se dissipa.

Equipe

Nova Pauta: Como está estruturada a equipe da Corsan para atender Santiago e região?

Juliana : Hoje, há cerca de 60 servidores atuando em Santiago; na região são mais de 80. Bossoroca, Unistalda e Nova Esperança, Jaguari e São Chico. A equipe está comprometida em melhorar o atendimento e solucionar as demandas. Também mantemos nossos canais de comunicação para qualquer tipo de reclamação.

Para outras informações: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

LEIA TAMBÉM: A rodoviária fecha dia 5 de abril

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Ônibus com estudantes pega fogo em Porto Alegre

Porto Alegre, RS - Um ônibus de turismo que transportava 57 alunos do Instituto...

Esposa de pescador agredido pela Marinha da Argentina cobra investigação

São Borja, RS - Ricardo Jaras de Matos, enfermeiro e pescador de 32 anos,...

Fábrica de calçados fecha em Parobé e demite 135 funcionários

Parobé (Região de Porto Alegre), RS - A Azzas 2154 Shoes & Bags encerrou...

Choro de bebê leva funcionários a encontrarem mãe morta em hotel

São Pedro do Ivaí, Paraná - Funcionários de um hotel em São Pedro do...

Leia Também

Ônibus com estudantes pega fogo em Porto Alegre

Porto Alegre, RS - Um ônibus de turismo que transportava 57 alunos do Instituto...

Esposa de pescador agredido pela Marinha da Argentina cobra investigação

São Borja, RS - Ricardo Jaras de Matos, enfermeiro e pescador de 32 anos,...

Fábrica de calçados fecha em Parobé e demite 135 funcionários

Parobé (Região de Porto Alegre), RS - A Azzas 2154 Shoes & Bags encerrou...