Santa Maria – RS – O corretor de imóveis Oscar Pitthan usou as redes sociais para desabafar após perder uma venda que renderia comissão, impostos e movimentação no comércio local. Segundo ele, um casal de investidores desistiu de comprar um apartamento na cidade por causa da presença de um morador de rua em frente ao prédio. O tema dividiu opiniões nas redes e levantou debate sobre o impacto social e econômico da situação.
A frustração do negócio perdido
Oscar conta que apresentou o imóvel ao marido do casal, que aprovou e prometeu voltar com a esposa para fechar a compra. No entanto, ao visitar o local, o casal se deparou com o cenário que fez a mulher mudar de ideia na hora.
“Não é preciso ser especialista em neurolinguística para ler o cenário. A fealdade, o forte odor de urina empregando ali, explicava a reação da cliente! Foi enfática quando disse: ‘Isso aqui tá muito feio! Não vamos investir em Santa Maria, vamos comprar um apartamento em Santa Catarina!’”, relatou o corretor.
Reflexão sobre o impacto econômico
Oscar lamentou a perda da venda, calculando o prejuízo que deixou de circular na economia local: “Eu perdi uma comissão significativa, os cofres públicos deixaram de faturar R$ 14 mil de ITBI e o comércio de Santa Maria deixou de faturar R$ 350 mil que circulariam em nossa cidade.”
Ele também fez um apelo ao poder público: “Até quando precisamos seguir perdendo receita para os entes públicos voltarem seus olhares aos nossos irmãos que vivem em vulnerabilidade social e que só aumenta no sofrido Coração do Rio Grande?”
Tema que gera debate
A publicação do corretor teve grande repercussão e dividiu opiniões. Parte dos internautas concordou, cobrando mais ações sociais e melhorias urbanas. Outros apontaram que a questão vai além do impacto nos negócios e exige políticas públicas eficazes para amparar a população em situação de rua, sem criminalizar a pobreza.
Comentários:
Rocha Detalhamento
Só comentários de afortunados e sortudos. Muitas vezes essas pessoas não estão na rua por escolha deles. Apontar o dedo é fácil, quero ver é ajudar.
Marcos Antônio Ramos
A assistência social tem que recolher essas pessoas. Tem que levar para um abrigo, encaminhar para um emprego ou clínica de tratamento. Imagino que em Santa Maria, onde tem tantos políticos preocupados com o social, isso deveria ser uma preocupação prioritária, nesses tempos de inverno.
Michelle Brites Caetano da Costa
Sinto muito pelo que tu passou, mas infelizmente os abrigos e assistentes sociais não podem retirar essas pessoas desses locais, sem que elas desejem.. o condomínio desse prédio poderia colocar algo para tentar impedir que eles permaneçam ali, mas é difícil, e tem um certo custo.
Susana Ozôrio Lanes
Infelizmente sta Maria está rotulada com essas imagens por todos os lados, principalmente no que se dizem centro da cidade, tem locais que o odor de xixi é tão forte que muitas vezes temos que cortar caminhos.
Sandra Hoff
Entendo teu ponto de vista. MAS ALI NÃO É TODA SANTA MARIA. HÁ INFINITOS LOCAIS COM IMÓVEIS EM SANTA MARIA PARA INVESTIR
Roberto Teixeira
É triste irmão…Bahhh. Todos perdem, todos, sem exceções…a pessoa em vulnerabilidade, nessa situação degradante e triste, as pessoas que querem investir, quem promove esse acordo e o município….até quando.
Carmem Elisete Gabbi
Então! A população precisa levantar bandeira para as votações dos programas sociais.
Evanir Flores
Nunca vai acabar com os pobres, ele quer mais pobres para continuar enganando e mentindo, pior são esses que acreditam que vão ganhar picanha sem trabalhar!
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso