Santa Maria- RS – Um projeto idealizado na Escola Básica Estadual Paulo Devanier Lauda, no bairro Tancredo Neves, vem chamando atenção. Com a disciplina eletiva “Despertando da Caverna: O Mito de Platão e a Relação com a Contemporaneidade”, o professor Elvio de Carvalho, doutor em Educação, está conseguindo engajar alunos do Ensino Médio com o pensamento filosófico, por meio de reflexões ligadas ao cotidiano.

A proposta une teoria, prática e sensibilidade artística. Além de debates, os alunos assistem a filmes e participam de encenações teatrais. O ponto alto foi a apresentação de uma peça inspirada no mito da caverna, de Platão no auditório da escola. A encenação traduziu, de forma simples e acessível, o conteúdo aprendido em sala.
Segundo o professor Carvalho, o sucesso do projeto também passa pelo vínculo afetivo com os alunos. Ele destaca que o ensino da Filosofia precisa respeitar a vivência dos estudantes e se conectar com o que eles são e pensam, estimulando o senso crítico e o interesse pelo saber.

- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso