Estado – No primeiro semestre de 2024, o número de pedestres mortos em acidentes de trânsito no RS aumentou 29%, com 156 mortes, 35 a mais que no mesmo período de 2023.
A diretora do Detran-RS, Diza Gonzaga, atribui o aumento ao uso crescente de aparelhos eletrônicos, que distraem pedestres e motoristas.
Conforme dados do Detran, os idosos foram as principais vítimas de atropelamento nos seis primeiros meses de 2024. Portanto, do total de mortes, 46% foram de pessoas com 60 anos ou mais.
No geral, o número total de vítimas de acidentes de trânsito permaneceu estável, com 815 mortes em 2024 contra 817 em 2023.
Os acidentes de colisão foram os mais fatais, com 269 mortes.
No recorte mensal, junho teve aumento de 38% nas mortes em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 158 vítimas, contra 114 em junho de 2023.
— Temos visto aumento do número de atropelamentos em função dos equipamentos eletrônicos, os celulares e fones do ouvido, que abafam os ruídos do trânsito. Esses equipamentos têm que ser bem utilizados. Nos automóveis é a mesma coisa. O uso do celular tem causado muitos acidentes. Nos automóveis muitas vezes não é possível identificar que o celular é o vilão. O celular se perde, cai no chão, não é possível afirmar que o motorista estava utilizando o celular — analisa Diza Gonzaga.
GZH