Santa Maria – RS – (Região Central) – Produtores já registram perdas nas lavouras de soja por causa do calor forte e da chuva irregular. Em áreas entre Santa Maria e Dilermando de Aguiar, há 33 dias não chove. Em alguns pontos da plantação, a temperatura no meio da lavoura chegou a 60 graus nos dias mais quentes.
Renato Freitas estima prejuízo de cerca de 20% na colheita da região. Segundo ele, as plantas parecem verdes por cima, mas estão murchando e perdendo vagens. A Emater confirma que o cenário é irregular, com áreas menos afetadas e outras com perdas importantes. Mais de 70% das lavouras de soja estão em fase de floração e enchimento de grãos, etapa que exige umidade.
Estiagem localizada
O Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos da Secretaria da Agricultura classifica o momento como estiagem curta, com falta de chuva em áreas isoladas. A Conab mantém a previsão de safra positiva, estimando 38,9 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2025/2026. Para a soja, a projeção é de 21,4 milhões de toneladas no RS.
Redação, João Lemes; fonte, GZH/Emater/Conab
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


