Porto Alegre, RS – O Grupo Hospitalar Conceição vai realizar um estudo com 250 pacientes para analisar se as chamadas canetas emagrecedoras podem ser usadas pelo SUS no tratamento da obesidade. A pesquisa será feita com pessoas consideradas super obesas, que têm problemas cardíacos e aguardam cirurgia bariátrica.
Avaliação do tratamento
O estudo vai acompanhar a resposta dos pacientes ao uso dos medicamentos e os impactos no atendimento da rede pública. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ideia é criar um protocolo definido para evitar o uso apenas por estética e avaliar casos em que o tratamento possa ajudar pessoas que ainda não conseguem fazer a cirurgia.
Medicamentos analisados
Os remédios fazem parte do grupo dos agonistas de GLP-1, que inclui substâncias como semaglutida, liraglutida, dulaglutida e tirzepatida. Alguns já têm autorização da Anvisa para casos de obesidade, sobrepeso com fatores de risco e diabetes.
O protocolo ainda precisa passar pelo comitê de ética do Grupo Hospitalar Conceição. A expectativa do Ministério da Saúde é começar o estudo ainda neste ano e, com os resultados, decidir se os medicamentos poderão ser incorporados ao SUS.
Fonte: Ministério da Saúde e GloboNews.
LEIA TAMBÉM: Doutor Hérnia inaugura unidade em Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



