Estado – RS – Os bombeiros estão com muito trabalho em 2025. Até meados de novembro, o Estado já teve 2,5 mil casos a mais de ocorrências com abelhas e marimbondos do que no ano passado. Caxias do Sul e a Capital lideram a lista de cidades com mais problemas.
O professor Rafael Meirelles, da Uergs, explica que existe um “êxodo rural” dos bichos. Como o mato está diminuindo e o uso de veneno na lavoura é forte, os insetos fogem para a cidade. Eles buscam troncos e telhados para fazerem suas casas longe do perigo da roça.
Outro culpado é o clima. O calor acelera o metabolismo das abelhas e elas se reproduzem mais rápido na primavera. Como o inverno não foi tão rigoroso, a enxameação ficou concentrada num curto período, assustando a população.
A dica dos bombeiros é manter a calma e não mexer com o enxame. Se não houver risco imediato para os moradores, o ideal é chamar um apicultor para retirar os bichos. O extermínio só acontece em último caso. Se houver ataque, proteja o rosto e o pescoço e corra para o hospital, pois muita gente tem alergia e não sabe.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


