Salto do Jacuí – A CEEE Geração, empresa responsável pela hidrelétrica do Salto do Jacuí, lamentou a morte da universitária Ana Júlia Correa Vieira, 19 anos, ocorrida na última terça-feira (4). A empresa afirmou que segue rigorosamente as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a operação da barragem Maia Filho, incluindo o acionamento das sirenes sempre que há aumento de vazão para geração de energia.
Confira o texto na íntegra:
“A CEEE Geração lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na terça-feira, 4/03, na cascata do Saltinho, em Salto do Jacuí, cujo acesso está em propriedade de terceiros, sem vínculo com a empresa.
A CEEE Geração reforça que todos os procedimentos operacionais na barragem Maia Filho são realizados rigorosamente conforme as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). É importante esclarecer que a usina é despachada pelo ONS, ou seja, o órgão define o início e o fim da geração de energia de acordo com a demanda no Rio Grande do Sul e no Brasil. Como parte do procedimento operacional, a sirene é acionada sempre que há aumento da vazão para geração de energia elétrica, sendo que o volume de água liberado depende da quantidade de energia determinada pelo ONS.
A CEEE Geração reitera seu pesar e se solidariza com os familiares e amigos da jovem neste momento de dor.”
Ana Júlia tomava banho no Rio Jacuí com amigos quando as comportas da barragem foram abertas, causando forte correnteza. Segundo os bombeiros, um alerta sonoro foi emitido antes da abertura. A jovem foi levada pela água e encontrada sem vida cerca de um quilômetro adiante. Seu sepultamento ocorreu na quarta-feira (5) no Cemitério Municipal de Salto do Jacuí.
A Polícia Civil de Salto do Jacuí abriu um inquérito para investigar as circunstâncias da morte. O delegado Dieison Anderson Garcia Novroth informou que os primeiros depoimentos devem ser colhidos ainda nesta semana.
Fonte: Diário de Santa Maria.
LEIA TAMBÉM: Reclamação sobre os apagões no interior de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso