São Gabriel
Estado – RS – A passagem de uma frente fria entre sexta-feira (22) e a manhã de sábado (23) provocou alagamentos, quedas de árvores, danos em telhados e interdições de rodovias, segundo a Defesa Civil. A Região Central foi a mais castigada, com altos volumes de chuva e rajadas intensas de vento.
Estragos nas cidades
Em Encruzilhada do Sul, ruas e casas foram alagadas após o transbordamento de uma sanga. Em Alegrete, o telhado da Escola Municipal Princesa Isabel foi danificado e árvores caíram em vias públicas. Já em Vila Nova do Sul, a cheia do Arroio Bossoroca levou à interdição temporária da ponte da BR-290. Pinheiro Machado registrou estradas interrompidas e uma ponte submersa. Outros municípios tiveram alagamentos, granizo e quedas de árvores, como Bagé, Caçapava do Sul, Porto Lucena, São Gabriel, Sapucaia do Sul, Vera Cruz e Tunas.
Volumes de chuva e vento
Jaguari registrou o maior acumulado em 12 horas, com 112,4 mm, seguido de São Sepé (111,8 mm) e Caçapava do Sul (100,2 mm). Em 24 horas, os maiores volumes foram em São Sepé (120,7 mm), Caçapava do Sul (117,2 mm) e Jaguari (116,4 mm). Em Santa Maria, choveu 48,8 mm e os ventos chegaram a 68,5 km/h, entre as rajadas mais fortes do Estado.

São Gabriel
Com um volume de chuva que ultrapassou os 200mm em menos de 24 horas, queda de granizo e ventos fortes, São Gabriel foi uma das mais atingidas pelo temporal. O prefeito Lucas Menezes detalhou os estragos, que incluem a queda de um muro de uma unidade militar, alagamentos e a remoção de famílias. (Diário de SM)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso